
Endodontia
A endodontia trata de lesões e doenças da polpa e da raiz do dente, e está diretamente relacionada com o tratamento de cáries.
“Endo” significa interno e “dontia” significa dentro, sendo uma área de extrema importância tanto pra a saúde quanto para a estética, pois trata a estrutura do dente. Um dos tratamentos mais conhecidos da endodontia é o “tratamento de canal”
Quando há um sinal de cárie e o paciente não faz o tratamento correto, podem ocorrer danos mais sérios que comprometem a estrutura interna, pois a bactéria da cárie pode atingir a polpa dentária, sendo necessário o tratamento de endodontia. Em casos mais graves, caso o tratamento de cárie e canal não seja feito, corre-se o risco da perda dental, sendo necessária a realização de um implante dentário.
Portanto, o quanto antes o paciente com cáries procurar um endodontista, maiores a chances de evitar uma complicação, pois o profissional realiza a remoção da polpa dentária contaminada e a reconstrução da coroa.
Vale ressaltar que a cárie não é a única responsável pela contaminação da polpa. Fraturas na região também podem causar este problema.
Antes de qualquer intervenção endodôntica, o profissional avalia o estágio em que se encontra a cárie para posteriormente indicar o tratamento mais adequado. Geralmente os casos mais avançados necessitam deste tipo de intervenção.